0:00 min       JORNAL ONLINE     EPISÓDIO 1x02
10:00 min    

WEBTVPLAY ORIGINAL APRESENTA
JORNAL ONLINE


Apresentação de
Gabo Olsen e Kax Silva

Episódio 1x02




© 2018, WebTV.
Todos os direitos reservados.




JORNAL ONLINE, 02 DE DEZEMBRO DE 2018 | EDIÇÃO 02





GABO: 
Cristina Ravela recebe notificação devido o uso de imagem de artista na minissérie Gato Preto


KAX: Especial de Pura Emoção emociona o público na Web Mundi

GABO: Troféu Imprensa volta a ser produzido

KAX: Megapro se prepara para a chegada de 2019 com muitas novidades na programação

GABO: Autor da série Eu, Kadu ganha feedback positivo

KAX: Cyber TV realiza a Série Antológica Autoria Coletiva e reúne 15 autores do MV


GABO: Estações da Vida ganha nova abertura

KAX: Essas e outras notícias agora no Jornal Online.








KAX: Boa noite. Autora veterana é acusada de plágio e de usar indevidamente imagem de ator para promover sua série. E levantou a discussão sobre direitos autorais entre autores do Mundo Virtual.



 
CRISTINA RAVELA RECEBE NOTIFICAÇÃO DEVIDO O USO DE IMAGEM DE ARTISTA NA MINISSÉRIE GATO PRETO

O uso de imagem de artistas nacionais e internacionais é comum em autores virtuais para representar os personagens de suas histórias. As fanfictions, uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas escalam artistas para interpretarem os personagens sem a intenção de ferir direitos autorais ou obter lucros.

Diante esse meio, existem emissoras virtuais que apostam em obras no formato roteiro e literário com o mesmo intuito, promover a escrita e levar histórias com o uso de artistas.

Recentemente, Cristina Ravela, autora de grandes sucessos incluindo Raíza, Anti-Herói e Gato Preto, viu um post na fanpage do artista Lucci Ferreira, na qual a obra Gato Preto foi acusada do uso indevido de imagens e plágio da novela “O Sétimo Guardião” por conta tão somente do "gato preto". O ator Lucci Ferreira participa da novela interpretando o personagem Patrício Nasser.

Durante a acusação não foi explicado que Gato Preto era uma obra escrita, sem vínculo com a TV, acabou fazendo acusações.




Cristina Ravela esclareceu o ocorrido e explicou que o uso de imagem de artistas era usado como forma de homenagem: “Primeiramente, quero deixar claro que, nos episódios escritos de Gato Preto havia uma nota no final deles esclarecendo que o nome dos atores era usado como homenagem, sem fins lucrativos. Inclusive, muitos sites fazem isso como o Wattpad. É uma homenagem e ninguém ganha nada com isso e eu não imaginava que você, que divulgava o trabalho, nem sequer tivesse lido para poder expor. Ainda assim, peço desculpas pelo mal entendido. O que vale na série é a leitura e a imaginação. Quanto ao suposto plágio este não existe. Gato Preto foi escrita em 2016, e reprisada este ano. Agradeço a atenção”, disse a autora.

No fim deu tudo certo, a responsável pela fanpage se desculpou e disse que o ator ficou feliz com a homenagem: “O intuito do esclarecimento é pelo fato da novela ter o mesmo tema da novela virtual: Um gato preto. O trabalho foi divulgado aqui em nossa Página Lucci Ferreira o ator se sentiu lisonjeado com a homenagem, mas a coincidência da série virtual com a novela é inevitável. Por esse motivo temos que explicar aos fãs que um trabalho não tem nada a ver com o outro. Fizemos publicidade e torcemos para seu trabalho dá certo. Sucesso em qualquer projeto Minissérie Virtual sua”, finalizou a responsável pela fan page.


O caso abriu discussão em um grupo de WhatsApp, e isso fez com que Well Vianna, responsável pela direção do Cyber TV optasse por não usar mais fotos de artistas nas produções da emissora, evitando novos problemas como esse e preservando o site caso   algum artista resolva processar o site devido o uso de imagem de artistas sem autorização. Algumas pessoas que fazem parte da emissora foram a favor, outras não, pois o uso da imagem dos artistas não envolve lucros, somente leitura e entretenimento para a imaginação dos leitores. Logo depois da decisão tomada, Débora Costa optou por deixar a emissora e assinou contrato com a Megapro.

reportagem: Gabo Olsen




GABO: Boa noite, Mundo Virtual. A novela Pura Emoção foi o destaque do ano escolhido pela Web Mundi para comemorar os 3 anos de vida. A atração foi marcada por uma mensagem que contagiou o público.


ESPECIAL DE PURA EMOÇÃO EMOCIONA O PÚBLICO NA WEB MUNDI




Derivado da novela de mesmo nome, exibida entre fevereiro e março deste ano, o especial de Pura Emoção comoveu o público com a linda mensagem que transmitiu.

A história girou entorno de Augusto, um menino de uma família de classe média alta que durante uma viagem a São Paulo para visitar sua vó acaba fugindo, deixando todos preocupados. O motivo da fuga foi que, apesar da boa condição financeira e de ter tudo o que queria, o pobre garoto não era feliz e não tinha liberdade para se divertir, só cumpria obrigações e seguia uma rotina rígida.

Porém nem tudo são flores, já que ele começa a sentir o peso dessa liberdade. Augusto quase é sequestrado por uma mulher que raptava crianças para fazer trabalho infantil, dorme na rua e passa fome. O perrengue é aliviado quando conhece Zé Mendigo, morador de rua super do bem que ajuda o garoto nessa descoberta da liberdade dando um tour pela grande cidade.

O reencontro com sua família acontece quando vai se apresentar em um circo na capital. Ambos reconhecem seus erros e voltam felizes para o Rio de Janeiro, mas antes, Augusto deixa um grande presente ao Zé Mendigo por ter o ajudado.

A novela Pura Emoção foi um dos maiores sucessos da Web Mundi em 2018, por isso o especial derivado da novela foi uma boa pedida. Cabe lembrar que o autor, Anthonny volta com novos trabalhos na emissora em 2019.

reportagem: Kax Silva


KAX: Depois de um período em hiatos, o Troféu Imprensa terá uma nova edição. A equipe de jurados já está sendo sondada para o evento que premiará obras de 2016, 2017 e 2018.

TROFÉU IMPRENSA VOLTA A SER PRODUZIDO



Produzido pela WebTV em parceria com o Blog da Zih entre os anos 2013 a 2016, o Troféu Imprensa tornou-se um grande evento do Mundo Virtual, originando na criação do Troféu Mundo Virtual.

Inspirado no programa do SBT, apresentado por Silvio Santos, o Troféu Imprensa tem a finalidade de eleger os melhores do ano anterior e selecionar os três mais votados através de um formulário onde os internautas participam. Na sequência 5 jurados analisam as categorias e as atrações que concorrem e de acordo com a análise o jurado elege o melhor do ano. Os mais votados levam a estatueta para casa.

Em 2016 o programa enfrentou uma crise nos bastidores devido o cancelamento de votos de alguns jurados que na época discordaram de algumas notas divulgadas no Blog da Zih e decidiram sair do programa. Por meio do ocorrido ficou o suspense se a premiação seria exibida naquele ano. De surpresa, a WebTV manteve sigilo e divulgou a data da exibição somente no dia da exibição, surpreendendo o público.

No ano seguinte a emissora não levou ao ar e ficou a incerteza se a premiação seria cancelada definitivamente. Neste ano o assunto voltou a mesa de reunião da emissora e ficou definido que os melhores de 2016, 2017 e 2018 serão conhecidos em breve pelo público. Os jurados já estão sendo sondados e os que aceitaram o convite receberam o formulário com as atrações. No primeiro momento serão gravados os melhores de 2016 e 2017. Já em relação a 2018, primeiro teremos as inscrições e, em seguida a abertura da votação popular. Enquanto não acontece vamos cruzar os dedos e aguardar as edições que estão em andamento.

reportagem: Gabo Olsen


GABO: Novas contratações, tramas literárias, filmes, fanfics e reality shows são atrações confirmadas na programação 2019 do Megapro.

MEGAPRO SE PREPARA PARA A CHEGADA DE 2019 COM MUITAS NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO



Desde quando anunciou uma série de novidades para o canal em meados deste ano, a Megapro promete vir com tudo em 2019. Isso porque a rede de Lucas Luciano está produzindo massivamente muito conteúdo para levar ao ar. Web filmes, fanfic e até mesmo uma reformulação do site estão previstos para os próximos meses.

Andréa Bertoldo, autora consagrada de fanfics na Cyber TV, saiu da emissora para comandar o setor denominado MegaFic e se mostrou entusiasmada com o novo desafio. Outros nomes de peso do MV se juntaram recentemente a emissora, foram eles: Eduardo Moretti, autor de Garotas de Ipanema; e Débora Costa, autora de Insensatez.

Novelas, séries e filmes de autores da casa também estão sendo desenvolvidos, o que reforça o crescimento daquela que já se envolveu em diversas polêmicas no passado.

A mais recente novidade anunciada foi Roleta Russa, assinada por Peterson Rangel. A trama literária tem como plano de fundo os jogos de azar, e muita violência e até mesmo mortes podem surgir daí. Na trama, a personagem Marcela se envolve com esse tipo de jogo desde sua adolescência, através da influência do pai, que também é um assíduo jogador. Só que um dia, ao perder a aposta, Antônio paga com a própria vida na frente da filha, que cresce com o desejo de vingar aqueles que deram fim a seu pai.

Já no entretenimento, o Raça, reality de competição entre autores do MV, teve a segunda temporada garantida para o próximo ano. Novos participantes estão sendo cogitados, mas a data de estreia ainda não foi definida.

Outros programas como o Miau e Lady Hannah também estão com mais uma temporada garantida.

No jornalismo, Hello! continuará na programação por se tratar de um programa fixo. A revista Atenta, segundo consta, será redefinida em breve e contará com novos colunistas e possivelmente novas colunas.

Outros assuntos então mantidos em sigilo para que não vaze até o dia em que será apresentada a temporada 2019 da Megapro. Mas o que não dá para esconder é a curiosidade e expectativa do público ao que está por vir.

reportagem: Kax Silva




KAX: Projeto coletivo da Cyber TV reúne grandes autores do MV para uma série antológica chamada 00:00, com o objetivo de disseminar a escrita literária.

CYBER TV REALIZA A SÉRIE ANTOLÓGICA AUTORIA COLETIVA E REÚNE 15 AUTORES DO MV 


O Projeto Série Antológica Autoria Coletiva é organizado por Isa Miranda com revisão e adaptação de Fabiana Prieto e Hugo Martins. Uma série antológica é uma série que apresenta uma história diferente e um conjunto diferente de personagens em cada episódio ou temporada.

O projeto reúne autores do Mundo Virtual para desenvolverem histórias voltadas a um gênero. Na 1ª temporada o gênero escolhido foi: terror, horror, suspense, mistério, drama pessoal, sobrenatural e dark fantasy e originou a série 00:00.

Isa Miranda organizou todos os detalhes principais, como o número de contos e o formato deles. Em seguida a Cyber TV abriu o processo seletivo com 15 vagas para autores. O objetivo é que cada conto seja escrito por um autor. 

As narrativas deverão ser em primeira ou terceira pessoa, podendo ser feita em gêneros mistos, desde que a base principal esteja focada no gênero escolhido da temporada. Cada história terá o mínimo de 2500 e máximo de 5000 palavras.

Coordenadora do projeto, Isa Miranda quer atrair mais leitores para o mundo virtual: "Estou pretendendo com esse projeto alavancar a parte literária no Cyber e divulgar os autores em outras plataformas e assim atrair mais leitores para o MV.  Muita gente não conhece e o projeto tem o intuito principal de promover os autores da MV", garante Isa Miranda.

Cada autor foi responsável por colocar a imaginação em prática e escrever um conto. Os autores produziram e enviaram suas histórias em setembro para a equipe organizadora do evento. Em seguida, a comissão analisou os contos. 

Na sequência a campanha de divulgação foi iniciada com a criação das artes e a divulgação das obras.

Os contos são exibidos às terças e quintas, sempre à meia-noite. O último episódio será exibido em meados de janeiro, lembrando que no fim do ano a Cyber TV fará duas semanas de recesso.

No fim, em 17 de janeiro, haverá um especial cujo formato é surpresa.

reportagem: Gabo Olsen


GABO: Os especiais do fim de ano estão chegando. O Blog da Zih preparou duas enquetes, uma voltada a dramaturgia e outra ao entretenimento e jornalismo. 


BLOG DA ZIH PROMOVE ENQUETE NO GRUPO DO FACEBOOK PARA VER QUEM ESTÁ DENTRO E QUEM ESTÁ FORA DO RETRÔ 2018



A tradicional retrospectiva do Blog da Zih voltará a ser apresentada em dezembro deste ano. E para definir quem será lembrado ou não, já que 2018 foi marcado por uma extensa lista de produções, a fundadora do tradicional blog de notícias do MV, Cristina Ravela, decidiu fazer uma enquete no grupo do Facebook, uma para obras dramatúrgicas e outra para entretenimento e jornalismo. 

A votação, que não é para premiar os melhores do ano, seguiu disputadíssima principalmente entre produções da Megapro e WebTV, que figuraram a maior parte do tempo entre as primeiras posições. Porém um dos requisitos para o Retrô BDZ 2018 era que pelo menos 5 programas e ultrapassassem 15 votos em ambas as enquetes. 

A contagem definitiva considerou apenas os votos válidos, desconsiderando os votos “fakes”. As obras que ficaram entre as mais votadas pelo público e as escolhidas pela Cristina Ravela estarão no Retrô do BDZ. E as que ficaram de fora terão a opinião dela sobre os possíveis motivos. 

Este ano foi um marco e tanto para os programas virtuais que praticamente dominaram as emissoras e fizeram frente à dramaturgia. O que talvez possa explicar esse aumento na demanda é o fator custo/benefício, afinal, não ocupa tanto tento dos realizadores e traz uma audiência considerável para o canal.

reportagem: Kax Silva




GABO: A informação continua aqui no Jornal Online. O Manchetes do MV está chegando.

KAX: As rapidinhas sobre o Mundo Virtual, agora.





GABO: O jornalismo da WebTV está trabalhando no desenvolvimento do Retrospectiva Mundo Virtual. O especial começou na emissora como Boletim Virtual Retrô e com o sucesso ganhou vida própria e novo nome. Para a edição 2018 a emissora contará com a participação das emissoras virtuais que vão escolher um apresentador para falar sobre o desenvolvimento e conquistas durante o ano.

KAX: 
Eu, Kadu (série literária de sucesso de Francisco Siqueira e exibida pela Cyber TV) ganhou em primeiro lugar no concurso Sakura para Talentos do Wattpad na categoria Ficção Adolescente. Parabéns e sucesso ao autor. 

GABO: A novela Dias Melhores de Vitor Abou está na reta final. A trama deixará a grade do Megapro na primeira quinzena de dezembro. A substituta será divulgada nesta semana.


KAX: Jade, web novela de Ivette Doleark e exibida pela Web Mundi em 2017, ganhou reprise no Web Novelas Channel no Vale Reler. Essa é a terceira novela da Web Mundi exportada para o canal. 


GABO: A dramaturgia do Megapro vai exibir os Especiais do setor. Dentre os dias 17 a 21 de dezembro o especial "Fim de Ano Megapro" apresentará alguns com temática natalina e outros com temas ainda não revelados. Dentre os autores confirmados estão Eduardo Moretti, Lucas Oliveira e Débora Costa. Haverá também a adaptação de um clássico da literatura brasileira por João Carvalho e Rennan Lopes.


KAX: Terceira temporada de Caminho Único estreia precocemente na tela da OnTV. A temporada estava prevista para 2019, mas João Paulo Ritter decidiu por adiantá-la. O primeiro episódio foi ao ar dia 21 de novembro.  

GABO: A 1ª Temporada da novela Estações da Vida reservou uma surpresa para os fãs da novela. Trata-se de uma nova abertura ao som de Melim. A inovação pode ser vista no capítulo 16. A novidade não para por aí. Nos próximos capítulos o público vai poder conferir outras aberturas seguindo uma referência que fez sucesso na novela Rebelde, onde havia o revezamento de abertura durante a temporada.


KAX: 
TV Mix deu a largada na temporada de pré-premiações. A emissora abriu para votação popular categorias que premiam o conteúdo audiovisual, atores e autores reais do ano de 2018. A disputa segue em aberto e você ainda pode registrar o seu voto, então corra antes que encerre.


GABO: A Cyber TV vai exibir nos dias 9 e 10 de fevereiro a Cyber Awards. O evento vai eleger as melhores atrações da emissora através da votação popular. As inscrições serão abertas em breve.


GABO: Além da Web Mundi, OnTV e Cyber TV terem sofrido ataque de um hacker, o Megapro também sofreu a tentativa. O presidente da emissora percebeu 4 tentativas de invasão no servidor da rede.

MEGAPRO SOFRE TENTATIVA DE HACKEAMENTO E EMISSORA SE PRONUNCIA




Não é de hoje que emissoras do MV vem sofrendo com ataque de hackers. Web Mundi, OnTV e como já noticiado, a Cyber TV, já tiveram seus sistemas invadidos por usuários mal-intencionado que visam roubar informações ou mesmo derrubar o site. E a mais recente vítima foi a Megapro. 

Durante uma analisada geral na plataforma, Lucas Luciano (presidente) percebeu 4 tentativas de invasão no servidor da rede e fez um comunicado oficial nas redes sociais no dia 1 de novembro: “É lamentável que estamos chegando a esse ponto aqui dentro do MV. Já tomamos medidas preventivas como o aumento da frequência de backups e solicitamos o reforço na segurança do servidor, além de atualização dos certificados de segurança para a segurança dos leitores” disse ele em uma publicação no Facebook. 


Luciano ainda ameaçou fazer um boletim de ocorrência caso o hacker não se entregasse a direção da emissora dentre de 72 horas. E afirmou que encontraria o autor desse ato através do rastreamento dos endereços de IPs. 


Agora, semanas depois deste acontecimento, a equipe do Jornal Online entrou em contato com um dos diretores da rede, Vitor Abou, que emitiu a seguinte nota:  


“A direção e a presidência do MEGAPRO estão estudando o melhor para se fazer. Provavelmente, será aberto um BO, já que ninguém assumiu o crime. Vale lembrar que o MEGAPRO repudia completamente atitudes desse tipo, criminosas, e se solidariza a outros sites que sofrem com o mesmo problema”


Nossa equipe apurou que há uma grande probabilidade desse suposto hacker ser alguém já conhecido do meio virtual. Resta saber quando o criminoso será finalmente descoberto.

reportagem: Kax Silva



KAX: A série do autor Francisco Siqueira vem recebendo elogios por onde passa, e a mais recente delas foi de um jovem que disse se identificar com a história de Kadu, o menino que conquistou o MV. A reportagem é de Gabo Olsen.

AUTOR DA SÉRIE EU, KADU RECEBE FEEDBACK POSITIVO

O feedback dos leitores é fundamental para o autor saber o andamento da história. Podemos encontrar comentários positivos e negativos. A crítica construtiva vem para somar e mostrar o que o autor pode melhorar ou usar como referência.

Recentemente o autor Francisco Siqueira, da série Eu, Kadu recebeu um comentário de um leitor que disse que é impossível não se emocionar com a história. A série literária relata a história de Kadu, um adolescente de 17 anos que guarda para si a homossexualidade da qual tem ciência já há algum tempo, pois teme ser rotulado e com isso ter de lidar com prováveis manifestações de preconceito e intolerância, inclusive dentro da própria família, mas ao se descobrir apaixonado pelo melhor amigo, Matheus, mergulha inevitavelmente num mar de conflitos internos, passando a se questionar sobre a decisão de manter-se “trancado em um armário” ao mesmo tempo que tenta arranjar um modo de descobrir se o amigo, que até onde todos sabem, é hétero, possa ter, por mais absurda que pareça essa possibilidade, o mesmo sentimento por ele.



Partindo deste conceito, jovens leitores se identificaram com o protagonista da série e enviaram mensagens ao autor da trama. "O seu livro caiu como uma luva para o momento que eu estou vivendo", disse um leitor. 


Francisco Siqueira diz que muitos acham difícil sair do armário, termo usado para jovens que escondem a condição sexual devido o medo da sociedade e do preconceito que vão enfrentar. "Muitos acham que “sair do armário”, nos dias hoje, ainda mais entre os jovens, está muito fácil... a narrativa de “Eu, Kadu” retrata exatamente a contramão dessa suposta facilidade: um adolescente que precisa lidar com uma questão bastante atual, e por que não incômoda, em pleno século 21, que é o temor em assumir a própria sexualidade. Espero que eu esteja sendo responsável com a narrativa de “Eu, Kadu” e, dessa forma, poder ajudar, por menor que seja, um adolescente, um jovem, que esteja atravessando a mesma situação do protagonista", garantiu Francisco Siqueira.

A 1ª temporada da série foi apresentada na Cyber TV e agora ganha uma nova exibição no Wattpad, uma plataforma voltada para histórias literárias que possui inúmeras histórias e leitores.

"Tento fazer com que a narrativa deste adolescente consiga alcançar quantos terrenos puder, derrubar barreiras que a literatura, de uma maneira geral, sempre buscar impor", afirma Francisco.

Na plataforma Wattpad são realizados diversos concursos paralelos e entre eles o “Talentos da Wattpad” e o “Sakura”, que são denominações que os concursos (paralelos dentro do Wattpad) se dão. 

Algo como as premiações do cinema: Globo de Ouro, Cinema Independente e outros tantos até culminar no Oscar (o prêmio máximo)

Na premiação a série Eu, Kadu conquistou prêmios. No Talentos Watpadd, a série foi o melhor romance com temática LGBTQ, já no concurso Sakura, foi a categoria melhor ficção adolescente.

Feliz com as conquistas Siqueira diz que é um reflexo de sua luta, "Um reflexo dessa minha luta, acredito, veio em duas vitórias em concursos paralelos ofertado dentro da plataforma wattpad, onde vendo disponibilizando a história (revisada)", cita Francisco.

reportagem: Gabo Olsen



GABO: A galera do MV está trocando de idade. Se liga nos aniversariantes do mês.




18/11 - Web Mundi - 3 anos
28/11 - Handiara de Lara
09/12 - João Carvalho
12/12 - Igor Feijão
15/12Hivan Feels 


KAX: Parabéns a todos que fizeram mais um ano de vida e que muitos anos venham por aí.

GABO: O Jornal Online fica por aqui. Voltamos na próxima edição com novas informações do MV. Até lá e uma boa noite pra você.


KAX: Mais informações você terá também no próximo Boletim Virtual. Continuem ligados na programação da WebTV e até logo.







editor-chefe
Bruno Olsen


apresentação
Gabo
Kax Silva

jornalismo
contatoredewtv@gmail.com


REALIZAÇÃO


Copyright
© 2018 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Pro
ibida a cópia ou a reprodução
 

0 comentários: