0:00 min       ANTI-HERÓI     SÉRIE
40:00 min    


WEBTVPLAY APRESENTA
ANTI-HERÓI


Série de
Cristina Ravela

Episódio 07 de 08




© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.

ATO DE ABERTURA
NILO
(V.O)
Quando caía a tarde, a cidade maravilhosa virava um caos maior, mesmo ao som de Tom Jobim. Não era nada maravilhoso o que eu viria logo a frente”.
FADE IN
CENA 1 EXT. - RUAS DA CIDADE – NOITE
= = FLASHFORWARD = =
SIRENES de polícia ecoam pelos quatro cantos da cidade. Um tiroteio se estende pelas principais ruas assustando as pessoas, que tentam se esquivar como podem. GRITOS. CONFUSÃO. No meio deles, Nilo e Thales correm pela calçada, derrubam barracas e latões de lixo. Situação caótica. No meio da troca de tiros, um deles ATINGE as costas de Nilo.
[Efeito câmera lenta] Seu GEMIDO de dor ECOA em um silêncio profundo. Thales, assustadíssimo, tenta apoiá-lo, mas Nilo bate de contra um painel PROMOVENDO A WEBNOVELA TALISMÃ, na WebTV, e CAI sentado. [FIM do efeito câmera lenta]
Nilo cobre o ferimento, se fazendo de forte. Em Thales, sem saber o que fazer.
= = FIM DO FLASHFORWARD = =
FADE OUT
FADE IN
SONOPLASTIA: Jorginho, me empresta a 12 – Mc Carol
CENA 2 EXT. - BAIRRO / MORRO VALQUÍRIA – DIA
CAM AÉREA percorre os locais. Takes próximos apontam para uns moleques se drogando; pessoas descendo o morro para trabalhar; jovens de uniforme da escola; bar cheio de homens bebendo e jogando sinuca.
Encontramos a fachada do BAR 94 /
CENA 3 INT. - BAR 94 / FUNDOS / VALQUÍRIA – DIA
FIM DA SONOPLASTIA
Trouxinhas de drogas e bebidas sobre a mesa. Branco repassa as drogas pros moleques venderem. Uns 5, entre 13 a 17 anos.
BRANCO
Vamo lá, molecada! To cheio de serviço pro cês! Você (aponta pra um moleque franzino, negro, de cara amarrada) tá me devendo uma peça, hen. Já falei pra tu não fumar um beck durante o esquema.
O moleque nada diz. Todos pegam as trouxinhas e guardam em seus bolsos.
BRANCO
Fiquem espertos lá no centrão, que tá cheio de samango na área. Dá bobeira pros cês verem. Agora vazam!
Os moleques saem. Moni, com uma arma sobre o decote, chega junto de um grupo de homens e mulheres, todos armados, e espia a molecada saindo. Butuca próximo da outra porta, munido de duas armas na cintura.
MONI
Fala aí, minha gente! Hoje à tarde a gente terá um compromisso inadiável. Preparem a área que Nilo Rodrigues vai baixar em Valquíria.
BRANCO
Que parada sinistra é essa agora?
Moni anda por ali, malandra que só.
MONI
Ele quer visitar a casa de Vince Lemos, brow. To de boas pra ceder os desejos do herói.
Butuca fica ressabiado. Branco dá um gole na cerveja.
BRANCO
Ué, vai entregar o ouro assim pro Batman da capital?
Os caras riem.
MONI
O ouro e o que mais ele quiser. (a mulherada ri, debochada) O cara vai vir aqui ó, na minha mão. Se é pra acabar com o Vinnie, que o Nilo descubra a verdade. Vamo mostrar nossa força, parceiros, porque nós somos?
[CORO]
(erguem o braço)
MAIS FORTE QUE TUDO!
CAM vai buscar Butuca, que dá uma olhada pra um parceiro ao lado.
BUTUCA
Já to por aqui com esse herói de meia tigela. Vo meter o pipoco nessa porra.
PARCEIRO #1
Tu acha que esse carinha pode descobrir tudo?
BUTUCA
Se bobear, descobre até minha vida passada. Vo dar moleza não, cumpadi. Meto um sapeco nesse herói ainda hoje.
Em Butuca, boladão.
FADE OUT


FIM DO ATO DE ABERTURA


EPISÓDIO 7
TEIMOSO DEMAIS PARA MORRER
Penúltimo Episódio


PRIMEIRO ATO
FADE IN
CENA 4 EXT. - RUAS DA CIDADE – DIA
SONOPLASTIA: Fire Escape – Civil Twilight
Takes pontuados do caos na Capital: a saída do metrô da Carioca, o fluxo intenso e já conhecido da grande cidade; ambulantes se virando para vender suas mercadorias em ruas estreitas; pivetes acabam de arrancar um colar de um cara, e saem correndo em frente a Central do Brasil.
Corta para a fachada de um prédio /
CENA 5 INT. - APTº DE NILO E LILA / SALA – DIA
FIM DA SONOPLASTIA
Na tela do laptop no qual aparece uma matéria antiga do jornal Carioca News:
Nova droga com efeitos devastadores assusta moradores de Valquíria.
A polícia está atrás do chefe do tráfico conhecido como ‘Russo’. A suspeita é de que a droga intitulada como ‘Desejo Proibido’, apreendida pela polícia há 1 ano em embalagens de cosméticos, fora roubada e está sendo comercializada livremente no bairro Valquíria. Há relatos afirmando que ‘Russo’ ajudava todos na comunidade e que ele nunca foi visto portando uma arma, entretanto, mandava matar”.
Lila está diante do laptop, pensativa após a leitura. Nilo chega por trás, receoso.
NILO
Podemos conversar?
LILA
(nem encara) Agora você quer conversar?
NILO
Eu queria muito ter te contado /
Lila fecha o laptop e se volta.
LILA
Você foi covarde.
Nilo emudece. Olho no olho. Lila vacila o olhar, arrependida.
LILA
Eu pensei que esse tempo todo junto fosse suficiente pra você entender que eu não sou mais aquela jornalista sem escrúpulos que você conheceu há alguns anos.
NILO
Não, Lila, eu não estaria contigo esse tempo todo se eu desconfiasse de você /
LILA
(por cima) O problema então é a fama de herói que atribuí a você com os meus livros, né? A fama que você não pediu.
Nilo tenta chegar perto, mas Lila se levanta e se esquiva. Nilo não insiste.
NILO
Eu sou muito grato por tudo que você fez, Lila. Ter exposto a minha história em um romance literário para ajudar a elucidar o assassinato de minha esposa, foi genial! Você conseguiu fazer até a polícia perceber quem eram os vilões, e colocou o povo a meu favor.
Lila, magoada, nem olha em seus olhos. Nilo se aproxima, sentido por aquele desprezo.
NILO
Você me transformou em herói. Recebi medalha de honra de um presidente por salvar a vida dele e a do povo. E agora eu não queria que todo o seu esforço tivesse sido em vão por causa de um erro meu.
LILA
Os heróis também erram, Nilo.
NILO
No cinema isso pode funcionar. Na vida real, não. Um erro e você nunca mais se ergue.
Lila cruza os braços e fita o namorado, cismada.
LILA
Você se preocupa comigo, com o jornal ou com a sua reputação, Nilo?
Nilo pensa um pouco, baqueado, não esperava por aquilo.
NILO
Você me ofende com essa pergunta. Eu te amo, Lila! (nela, mais tranquila). Posso perder tudo, menos você. Só que é muito duro saber que o seu passado será apagado, porque agora o assassino sou eu!
LILA
Você vive de passado, Nilo. Seus inimigos, agora, são outros. (firme) Não se esqueça que você não venceu aquela batalha por querer ser ovacionado pelo povo, muito menos por ser bonzinho demais. Você é mais do que isso. (T) Você é mais forte que tudo.
Nilo tenta se aproximar mais, mas Lila abaixa a cabeça e sai dali. Nele.
CENA 6 INT. - IGREJA – DIA
Marcos Jones e um cara de sobretudo negro (Cipriano / ator: Jayme Matarazzo) batem de frente no alto do 2º piso.
CIPRIANO
Percebe que você comprou uma briga que não era sua?
MARCOS
Você tem culpa em metade de tudo que já aconteceu. Inclusive, na morte da minha tia e a do João. Ainda acha que esta briga também não é minha?
CIPRIANO
Contribui para tirar da sua vida um pesadelo e o seu rival. Você perdoou todos os seus inimigos, até o assassino de sua esposa, mas sou eu o grande pecador da história! Se eu morrer viro santo?
Marcos agarra-o pelo colarinho.
MARCOS
Você é a raiz de todo esse mal! Com a sua morte, a humanidade estará a salvo.
CIPRIANO
A humanidade nunca estará a salvo, porque o mal sempre acaba prevalecendo. SEMPRE!
E empurra Marcos de contra a marquise e medem força novamente. Cipriano segura seu pulso, e Marcos deixa a arma escapar. Ambos rolam por uma marquise fraca, já quase inclinando. Marcos tem uma vantagem e, mesmo de costas ao léu, empurra Cipriano de contra a parede. O vilão lhe acerta um SOCO. Acerta mais um. E quando o empurra violentamente, Marcos segura-o pelo sobretudo.
[efeito câmera lenta]
Marcos se agacha, e Cipriano voa em direção às chamas. Gritos dele. Marcos se desequilibra, parte da marquise despenca e o garoto fica dependurado.
Cipriano CAI de costas sobre o candelabro, caído no chão.
[fim do efeito câmera lenta]
O vilão, morto, de olhos abertos, sendo consumido pelas chamas.
JACK
CORTA!
Jack e todo o pessoal das filmagens batem palmas. Marcos e o outro ator sorriem, satisfeitos. O diretor espia Roger atrás das câmeras, acenando para ele.
CORTE DESCONTÍNUO
Jack e Roger sentados em um dos bancos, enquanto o diretor bebe uma garrafinha de água.
JACK
Você quer que eu mude o final?
ROGER
Eu sei que isso não tava no script, mas você não é famoso por seguir scripts, né, mesmo?
Jack deixa escapar um riso de vanglória.
JACK
Faz parte do meu show, garoto. Mas...Nilo não tá metido em coisa errada, não, né?
ROGER
Tá preocupado se o Nilo é anti-herói? (Jack dá um sorriso sem graça) Ele é um cara do bem, mas um jornalista investigativo sempre terá algum inimigo, não?
JACK
Ele tá sabendo disso? Porque, até onde eu lembre, ele odiou a Lila transformando a história dele em livro.
ROGER
Passado, Jack. Tenho certeza que ele vai adorar a referência. Ainda mais que eu e a Lila sofremos aquele atentado. Precisamos alertar o povo sobre um novo e devastador inimigo.
MARCOS
(O.S)
E quem é esse novo inimigo, Roger?
Roger e Jack se entreolham.
JACK
(para Marcos / toca seu ombro) Garoto, você precisa decorar algumas novas falas.
Marcos não entende. Roger faz sinal com a cabeça em agradecimento ao diretor.
CENA 7 EXT. - RUAS DA CIDADE – DIA
Takes rápidos de algumas ruas e esquinas. Grande movimento. Corta para a fachada da Carioca News /
CENA 8 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / ESTACIONAMENTO – DIA
Lila e Nilo acabam de descer do carro, calados. Nilo se incomoda, mas Lila bate a porta e segue em direção ao elevador. É quando são interceptados por Murilo e Paulinha, afoitos.
MURILO
Nilo, eu preciso falar contigo.
Em Lila e Nilo, preocupados.
Corta IMEDIATAMENTE para um carro preto quase morrendo na pista.
CENA 9 INT. - CARRO DE ROGER – DIA
No rádio toca a música “Not Gonna Die - Skillet”. Roger gira a chave na ignição, mas o carro não pega.
ROGER
Que droga! Eu devia ter pego o carro da Lila de novo.
Roger insiste, quando finalmente o carro funciona. Ele vibra, mas vê algo fora da tela que o deixa cismado. Pelo seu PONTO DE VISTA, Rafael adentra, a pé, uma ruela simpática, cara de vila.
ROGER
Ah, agora que eu te pego, malandro!
Roger abre a porta do carro e desce, decidido.
CORTE DESCONTÍNUO
Rafael disfarça, compra alguma coisa em uma banca de jornal, olha ao redor e ENTRA pelos fundos da MANDRAKE PUB.
Em Roger, espiando a cena de dentro de um BAR. Por trás dele, a TV exibe uma matéria sobre o atentado que ele sofreu.
NOTICIÁRIO
A polícia está investigando a relação entre o fake news e o atentado sofrido pelos jornalistas Lila Machado e Roger Ribeiro, ambos da Carioca News. Segundo a publicação, Nilo Rodrigues teria sido responsável pela morte do líder comunitário de Valquíria, Vince Lemos, causando revolta nas redes sociais.
Em Roger, percebendo que os clientes estão vidrados na TV, SAI de fininho dali.
CENA 10 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / ESTACIONAMENTO – DIA
Na cara estupefata de Nilo, com as mãos na cintura e de olhar fulminante.
NILO
O que você disse?!
MURILO
Cara, ele invadiu meu apartamento, agiu como um marginal /
NILO
(corta / irado) Você guardou aquele vídeo pensando em um jeito de me denunciar sem sujar pro teu lado, e agora a culpa é do Thales?
MURILO
(nervosão) NÃO! Quer dizer, sim, admito, pronto!
Nilo se inquieta, mãos na cintura, sabe nem como fica.
MURILO
(cont.) Olha, eu tenho certeza que no meu lugar /
Nilo avança sobre Murilo e segura na gola de sua camisa. Lila e Paulinha se assustam.
NILO
No teu lugar eu não ferraria alguém por causa da droga de uma promoção!
MURILO
Não foi por causa de uma promoção, foi por medo de ser preso!
E se desvencilha de Nilo. Os dois se encarando com raiva.
MURILO
Eu já fui preso, Nilo, mas ao contrário de você, branquinho do olho azul, eu posso me ferrar bem mais que o heroizinho aí.
PAULINHA
Essa discussão não vai levar ninguém a nada. Murilo tá aqui porque realmente tá desesperado, Nilo. Thales não para de pressionar!
NILO
Ele só tá pensando nele, Paula. Esse tempo todo tramando um jeito de me atacar pelas costas. E eu achando que podia contar contigo hoje.
MURILO
Mas é claro que to pensando em mim. Cê queria que eu estivesse pensando em você? Tu já tem uma fanbase pra te idolatrar. Eu não!
LILA
Chega dessa palhaçada, Murilo! Você e o seu jornal compactuam para derrubar o Nilo e esta redação, e agora tá com medo de ser o maior prejudicado nesse caso? Nilo é o assassino, e isso é tudo que jornais lixos como a Novo Dia precisam.
Nilo engole a verdade duramente. Paulinha e Murilo sacam e, por um momento, o jornalista rival se mostra vencido. Porém, não dá o braço a torcer.
MURILO
Ele podia ter falado a verdade antes, Lila. Agora fica difícil me defender.
NILO
Devia ter pensado nisso antes de guardar aquele vídeo. Eu ter falado antes ou agora não mudará o fato d’eu ser um criminoso. Como a Lila mesmo disse: eu sou o assassino. Ninguém pode mudar isso.
Nilo encara cada um, enraivecido e, ao mesmo tempo, triste. Murilo tenta dizer algo, mas perde a coragem.
PAULINHA
Acho que você pegou pesado, Lila.
Lila lhe dá uma olhada seca.
LILA
Eu sei como tratar meu namorado. Cuide do seu amigo e da autoestima dele já decadente.
Murilo se espanta, mas Lila já deu as costas. Em Paulinha e Murilo, estacados no meio do estacionamento.
CENA 11 INT. - MANDRAKE PUB / ESCRITÓRIO – DIA
Vinnie está em posse de um tablet, lendo alguma coisa. Rafael anda de um lado para o outro, esfrega a mão no rosto, impaciente.
RAFAEL
A essa altura o Nilo deve tá tramando alguma coisa. Não sei como aqueles jornalistas escaparam. Devem ter pacto. (percebe Vinnie distraído) Cê não diz nada?
Vinnie lhe dá uma olhada. Deixa o tablet sobre a mesa.
VINNIE
Preciso adiantar as coisas. Por enquanto, ainda temos algo que prende Nilo a mim.
Vinnie senta, cruza as pernas sob o olhar desconfiado de Rafael. O investigador se aproxima, apoia as mãos sobre a mesa, incisivo.
RAFAEL
Como assim “temos algo que prende Nilo a você”? (Vinnie o olha de soslaio) Vinnie, eu sinto que sei metade do seu plano. Entendo que você quis afastar a Carioca das investigações da droga DP, que foi importante estremecer a reputação do falso herói para que ele fosse desacreditado, caso descobrisse alguma coisa, enfim. Mas não sei o porquê essa insistência em manter o Nilo por perto. Tudo bem, precisamos ser amigos de jornalistas, mas /
VINNIE
(por cima) Vejo que você mesmo sanou suas próprias dúvidas, Rafael. Parabéns! (Rafael se chateia) Porém, Nilo não é só um jornalista; ele é um justiceiro esquecido e injustiçado. Um homem sem rumo.
RAFAEL
Mas ele tá assim porque você ajudou, né? Mandou dar cabo daqueles atores, fez muita gente odiar o filme e o protagonista, agora tá preocupado com o justiceiro injustiçado? Não entendo.
VINNIE
Você nunca ouviu falar da jornada do herói?
RAFAEL
Oi?
Vinnie abre os braços, olhar envaidecido, como a iniciar um relato dramático.
VINNIE
Ninguém se torna herói se não for impulsionado a lutar contra uma guerra. Ninguém se mexe enquanto tudo está indo a seu favor. E o que mexe com o Nilo é a injustiça, foi isso que o levou a ser reconhecido como justiceiro.
Rafael dá de ombros, sem entender nada.
RAFAEL
Tá, e daí? Tá querendo tirar o posto da Lila ou do Jack? (ri).
VINNIE
Estou te dando a oportunidade de entender que Nilo jamais se tornará nosso aliado se continuar com o estigma de herói bonzinho, que luta contra os opressores, sem um passado que o condene. (toca na mão de Rafael) Ninguém é bom o tempo todo.
RAFAEL
Legal, Vinnie, mas você teve interesse em dar cabo do diretor. Desistiu? Pensei que o filme te incomodasse também /
VINNIE
(corta) Eu já consegui despertar no Nilo o heroísmo de outrora. Ele tá pronto para voltar a ser o herói de antes, mas desta vez, do meu jeito. (dá uma olhada no tablet) Agora é melhor você ir.
Rafael ainda reluta, Vinnie encara-o, e o investigador bufa, dando as costas. Em Vinnie lendo algo no tablet.
Corta para a fachada da Carioca News /
CENA 12 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Roger atravessa o corredor, eufórico, procura por todos os lados alguém. Encontra Nilo sentado, pés sobre a mesa, girando uma caneta nas mãos. Pensamento longe.
ROGER
Nilo, Nilo! Preciso te contar, brother /
NILO
(corta) Agora, não, Roger. Não to bem. (olhar vago) Era melhor eu ter tirado as tais férias que a Lila sugeriu. To sem cabeça pra nada.
Roger senta ao seu lado, preocupado.
ROGER
Que isso, cara? Que aconteceu?
NILO
Aconteceu que eu sou um assassino. Um covarde. Isso que aconteceu. (finalmente olha para Roger, que não se convence) Foi isso que Lila me falou: que eu sou um assassino e covarde.
ROGER
(toca seu ombro, consolador) Cara, ela deve ter falado isso no momento de raiva /
NILO
Ela me chamou de assassino na frente do Murilo, Roger. E sabe o que o Murilo fez? (Roger aguarda) Guardou aquele vídeo que me incrimina, e agora ele tá nas mãos do Thales!
ROGER
Quê?!
NILO
Ele pensava em um jeito de me ferrar sem ferrar com ele. Falta muito pouco pra eu estampar os jornais, Roger. Muito pouco.
Roger toca na perna de Nilo e sacode, eufórico.
ROGER
É agora que temos que agir, irmão! Você disse que conversou com a Moni e ela liberou a entrada em Valquíria. Alguma coisa me diz que as respostas estão na casa do Vince. Se anime!
Nilo retira as pernas de cima da mesa e volta-se para o amigo.
NILO
O que adiantará isso, Roger? Eu matei e pronto. O que adianta descobrir se o Vince foi dopado e induzido a me matar, se eu o matei porque quis!
ROGER
Você não matou porque quis, Nilo. Ninguém com o seu caráter mata um suposto inocente porque quis. Há mais gente envolvida nesse esquema, (segura seu rosto com as duas mãos) e você não pode ser o grande culpado porque tava no lugar e na hora errada. Não deixe que te derrubem, amigo.
Em Nilo, pensativo. CAM BUSCA Lila logo atrás, escondida, tendo escutado tudo.


FADE OUT
FIM DO PRIMEIRO ATO

SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
Roger tinha razão: isso parece roteiro de filme, mas ao contrário dos personagens que se arriscam em cenas perigosas, eu não tinha um dublê.


FADE IN
CENA 13 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo se volta para a câmera, em posse de um celular, tentando abafar a voz.
MURILO
(ao tel.) Nem a pau, Roger! (dramático) Depois eu morro aí e ninguém fará um filme pra contar a minha trajetória. Vou estampar apenas colunas policiais.
INTERCALA COM
CENA 14 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Roger em sua mesa, tentando ser o mais discreto possível. Espia Nilo, do outro lado, entretido em seu trabalho.
ROGER
(quase sussurrando)
Deixa de drama, brother!
MURILO
(O.S)
NÃO SOU TEU BROTHER!
Roger retira o fone e abafa. Fecha os olhos, percebendo que falou besteira. Torna a pôr o telefone ao ouvido.
ROGER
Murilo, o que vamos fazer em Valquíria vai beneficiar vocês dois. O que aconteceu ontem foi uma retaliação. É uma afronta contra o jornalismo!
INTERCALA COM
CENA 15 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo se esgueira sobre a mesa, a fim de ficar bem atrás do computador e discreto para Thales ou qualquer outro colega.
MURILO
(irritado / irônico)
Uma afronta contra o jornalismo de vocês, né? Escuta, Roger, Nilo tava investigando um crime, e matou um cara. E daí? O que tem a casa de Vince Lemos com essa história toda? Nada. Absolutamente nada! No que isso me beneficia? Nada, mais uma vez, nada!
ROGER
(O.S)
E se eu te disser que Vinnie e Moni queriam dar um fim em Vince? Agora junta a Emília e pronto! Eis que Nilo faz o serviço e pode pôr a investigação sobre a DP a perder.
Murilo esfrega os dedos nos olhos, cansado. Demora a responder, até que /
MURILO
Eu não vou e pronto!
Murilo desliga o celular, chateado. Apoia os cotovelos sobre a mesa e esfrega as mãos no rosto.
AMORA
(O.S)
Você não vai pra onde, Murilo?
Murilo leva um baita susto, sob o olhar firme da chefe.
CORTE DESCONTÍNUO
Amora e Thales se aproximam da porta do ESCRITÓRIO, fazendo segredo.
AMORA
Fica de olho nesse Murilo, Thales. Ultimamente ele anda muito estranho. A última vez que eu vi alguém da minha equipe assim, perdi pra concorrente.
Thales espia Murilo lá do outro lado, angustiado.
THALES
(sagaz) Deixa comigo.


Nele.
CENA 16 EXT. - RUAS DA CIDADE – DIA
Várias tomadas de alguns locais, como a Praça XV, o Campo de Santana e a Praça da República. Camelôs em diversos pontos no cair da tarde. Semáforo marcando o sinal verde. CAM dá uma rasante pela Presidente Vargas.
CENA 17 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Um celular e canetas sendo guardadas em uma bolsa, até que aparece uma pistola no meio da bagunça. Nilo fecha o zíper rapidamente e dá uma sacada na direção de Lila, distraída do outro lado. Se aproxima de um colega.
NILO
Tu viu o Roger?
O colega faz que não. Nilo se preocupa, mas toma distância, enquanto verifica se Lila não está olhando. Nilo some pela porta.
Em Lila percebendo a situação.
CENA 18 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA – FIM DA TARDE
Na roda traseira de um carro preto, que dá uma parada brusca. CAM desliza até a porta abrindo, o par de tênis bege pisa no asfalto, e imediatamente corta para o rosto de Nilo, com a cara e a coragem. Bate a porta, o carro parte rapidamente.
Mal tem tempo de adentrar o local: uma BUZINA chama sua atenção. Trata-se de um furgão branco chegando logo atrás. Ele possui uma estampa da Novo Dia na lataria.
Da parte da frente, descem Murilo e Lila (sexy, de calça de couro preta, blusa branca sob a jaqueta de couro). Da parte de trás, Paulinha e Roger. Em Nilo, atônito e indignado.
NILO
Eu posso saber o que é isso, Roger?
MURILO
Olha, eu nem queria vir, pra início de conversa /
ROGER
Calma, Nilo, você mesmo disse que ele poderia ajudar. Estamos aqui por vocês dois.
Nilo, sem reação. Lila se aproxima, encarando-o.
LILA
Nunca te deixei na mão. Não ia ser agora.
Lila toma a frente, deixando Nilo estacado.
LILA
Vão esperar anoitecer?
Todos passam a frente de Nilo, estacado, mas não tem jeito: ele segue.
CENA 19 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DA TARDE
Um funk TOCA próximo dali. Enquanto isso, todos os jornalistas anteriores estão diante de alguma coisa para o qual olham, admirados, principalmente Nilo. CAM afasta e pega as costas deles, mostrando a CASA de Vince diante dos jornalistas.
A casa é exatamente como vista no sonho de Nilo (cena 2 – Episódio 4): rosa, dois andares, de janelas compridas, e cercada por árvores.
A TELA SE FECHA lentamente, como um prelúdio para algo ruim…
FADE IN
CENA 20 INT. - CASA DE VINCE – FIM DA TARDE
A cena ABRE em um CORREDOR, e uma fina poeira levanta no ambiente. Vários flashes revelam as paredes pichadas em preto. Destaque para a frase “Fez a minha ira, saia de Valquíria” cobrindo toda a parede.
Lila, Paulinha e Murilo vão em direção à sala, enquanto Nilo caminha por ali, tocado pelo cenário. ALTERNAR ENTRE O ROSTO DELE E AS CENAS DO SEU SONHO (incluindo a cena em que ele encontra Lila morta), tudo bem rápido. Roger saca, abraça o amigo quando eles chegam na
SALA
...uma bagunça, poeira tomando conta de tudo. CAM VAI DANDO ZOOM: almofadas no chão, estantes com objetos caídos, porta-retratos revelam Vince ao lado de Bruna grávida.
Todos encaram Nilo, parado na porta, até que ergue a cabeça, decidido.
NILO
Ao trabalho.
Nele.
FADE OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO FINAL
FADE IN
CENA 21 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
SONOPLASTIA: Nobody Move – Hanni El Khatib
VISTA AÉREA da casa e o seu redor. Alguns moleques rondando.
CENA 22 INT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
Na ação dos personagens, cada um fazendo alguma coisa. A tela se divide em 4 cenas, imitando o estilo quadrinho, e em cada cena:
  1. Murilo vasculha gavetas; levanta colchão e depara-se com sangue seco no chão; encontra uma janela quebrada, como se tivesse sofrido uma pedrada.
  2. Paulinha filma tudo, atenta;
  3. Lila toca as paredes, bate em azulejos, como a procurar área oca;
  4. Roger arruma os cabelos diante de um imenso espelho. Vê uma pichação refletida no espelho. Roger olha para trás. Uma outra mensagem está na parede: “vocês não pertencem à Valquíria”.
Entra uma 5ª tela com Nilo, chateado. A cena dele TOMA A TELA toda.
SONOPLASTIA CESSA
Murilo chega no QUARTO onde Nilo está segurando um porta-retratos.
MURILO
(provoca) E aí? Encontrou alguma prova de que o Vince era bandido pra tu se sentir melhor?
Nilo lhe dá uma olhada mortal. Murilo ri, debochado.
NILO
Alguém te obrigou a vir, por acaso?
MURILO
(faz gracinha) Uhh, mas cê tá brava?
NILO
Foi a sua consciência, né? (Murilo ainda ri, mas desvia o olhar) Você sabe que se eu não te entreguei pro Moreira antes, não vou te entregar mais. Você não tá aqui por medo de ser preso /
MURILO
(corta)
Eu tenho medo sim!
NILO
(por cima) Medo você tinha antes. Eu já te perguntei isso e vou perguntar de novo: o que te prende? O que te impediu de me denunciar naquele dia seguinte ao crime?
No cara a cara. Murilo encurralado, Nilo só encarando, até que /
LILA
Gente, corre aqui!
Em Nilo e Murilo, curiosos.
CORTE DESCONTÍNUO
Lila força um azulejo da COZINHA usando uma espátula de pão. A peça solta inteira e revela um esconderijo, parecendo um cofre. Nele contêm: joias, embrulhos com papel pardo, agenda com cadeado e um cartão de memória. Nilo apanha um anel de ouro com pedra de esmeralda.
ROGER
Será que taí tudo que precisamos? Esse lugar é sinistro.
MURILO
Parece que estamos com sorte.
PAULINHA
(desconfiada) Que sorte, não? Ninguém nunca suspeitou que numa casa grande dessa, no meio de um bairro sem lei, um líder comunitário teria um esconderijo inusitado…
Lila observa e concorda imediatamente.
LILA
É verdade. Sem contar essa ideia de que ninguém havia entrado aqui depois da morte da esposa dele, é bem estranha. Nem Vince? Ele foi morar onde?
NILO
Isso explica.
Nilo segura o anel e, pelo seu PONTO DE VISTA, há um nome gravado na joia: Moni.
ROGER
Moni era amante do Vince? Que horror! E ele queria justiça pela morte da esposa, hen.
PAULINHA
Uma coisa não anula outra. Esse tipo de cara quer manter esposa e amante. Só faz questão de perder quando uma delas se torna...(vacila a voz)...um problema.
Todos a entreolham, como a terem um insight.
PAULINHA
Cês não tão pensando em /
ROGER
Não pensei nada, Deus que me free.
NILO
Vince pode ter matado a própria esposa a pedido da Moni?
MURILO
Cara, não viaja…
NILO
(nem liga, continua) Sim! E acusou o irmão para que eu e a Carioca News pudesse incriminar o Vinnie. Faz sentido!
MURILO
Não, não faz sentido! Acorda, Nilo! Não viemos aqui tentar encontrar uma prova contra o Vince. Eu sei que é difícil, mas você matou um inocente, cara, aceite. Viemos tentar achar alguma coisa que ligue a pessoa que quer te ferrar ao Vince.
NILO
O líder comunitário traía a esposa com uma traficante. Inocente ele não era.
Murilo bufa.
CENA 23 EXT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
VISTA AÉREA. Alguns caras cercando os quatro pontos da casa, armados. CLIMA TENSO. Corta para um grupo de pés masculinos se aproximando (uns cinco). CAM vai subindo em pequenos flashes e revelando o jeans surrado, a arma em punho, os colares de ouro e os corpos tomados por tatuagens.
Entre eles, surge Butuca, armadão com duas pistolas. A cara, como sempre, de poucos amigos.
BUTUCA
Já tão ciente do bagulho, né? Num é pra sair ninguém vivo. (engatilha a arma) Vamo botar pra ferver, rapaziada!
Fecha neles, prontos pro ataque.
CENA 24 INT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
Na briga iniciada entre Murilo e Nilo.
MURILO
Cara, aceita logo que dói menos. Alguém quis ferrar o cara porque ele devia tá incomodando, aí viu que vocês tavam investigando a tal droga e resolveu pegar os dois de uma vez. Pronto! Fim de história. Roteiro desenvolvido e aplaudido.
NILO
(raiva) Já publicou esse roteiro ou é só pra vip? Porque eu nunca vi. Vocês viram?
LILA
Cês querem parar com isso? Melhor a gente ir. Não é bom abusar da boa vontade dessa tal de Moni.
ROGER
Melhor mesmo. Quem não pertence à Valquíria, não é bem-vindo aqui, não.
PAULINHA
(ri) Roger tá morrendo de medo.
ROGER
Não é bem medo, não, gente. Tá pichado lá no quarto. Uma das pichações, né? Querem ver?
CORTE DESCONTÍNUO
Na pichação “vocês não pertencem à Valquíria” no QUARTO. Nilo e Murilo se aproximam, desconfiados. Murilo toca na pichação, esfrega os dedos manchados.
MURILO
A tinta tá fresca.
NILO
(para todos) Vamos sair daqui agora!
Um TIRO QUEBRA a janela, todos se abaixam, aflitos. Uma movimentação pode ser OUVIDA por eles.
LILA
(puxa a arma do tornozelo) A gente precisa se dispersar!
Cada um retira a arma do coldre, menos Paulinha, que não tem nenhuma. Mais TIROS assustam.
NILO
Paulinha vai com a Lila e o Roger. (para Murilo) Você vem comigo.
MURILO
Ah, não, de novo vai me meter em enrascada?
NILO
Você tá aqui, não?
O barulho da PORTA SENDO ESCANCARADA alerta a todos. Nilo e Murilo engatilham suas armas e se posicionam. Lila segue na frente.
LILA
(cochicha) Deixa comigo.
Nilo não quer, mas Lila já foi.
CENA 25 INT. - CASA DE VINCE / SALA – FIM DE TARDE
Em dois caras armados olhando para a CAM, de cima a baixo. Lambem os beiços, safados.
BANDIDO #1
A princesa tá perdida, é? (ri com o parceiro) Se tu quiser sair viva, só fazer um agrado aqui pro papai.
RISOS. Lila caminha, toda provocativa, encarando-os com um falso olhar de desejo. Fica frente a frente a eles, todos bobos diante da linda mulher.
LILA
Quero ver quem é mais rápido.
SONOPLASTIA: Nobody Move – Hanni El Khatib
Eles não têm tempo nem pra pensar. Lila BATE as cabeças deles uma na outra, deixando-os atordoados. CHUTA suas partes íntimas e ouve seus gemidos de dor. Num passe rápido, Lila dá um soco de direita em um bandido, desarma ambos e segura um deles pela nuca. A jornalista arremessa o sujeito na direção da estante, fazendo o maior barulho.
Lila respira fundo. Nos bandidos nocauteados.
Para as cenas seguintes, ALTERNAR entre o grupo de jornalistas e bandidos.
MONTAGEM
  1. Na porta da COZINHA, Paulinha está escorada em Roger, que mesmo com a arma em punho, escora em Paulinha, morrendo de medo.
  2. Nilo e Murilo aparecem da SACADA da casa. Desviam de TIROS. Um bandido MIRA em Nilo, mas Murilo percebe e ACERTA um tiro em sua cabeça. Ambos se assustam com seus feitos. Eles descem as escadas rapidamente.
  3. Lila escora na parede da SALA e surpreende um bandido, ao meter uma coronhada em sua testa.
  4. Roger ATIRA aleatoriamente em direção aos bandidos, e consegue levar Paulinha até o furgão. No susto, um bandido surge a frente deles.

    Os dois jornalistas na tensão, quase entregando-se. Paulinha desvia o olhar para distrair o bandidão. Assim que ele olha para trás, Paulinha saca de seu DECOTE um dispositivo e o pressiona contra o pescoço dele. O bandido leva um CHOQUE e cai inconsciente no chão. Na expressão de pânico em Roger.
FIM DA MONTAGEM
Paulinha e Roger ENTRAM no carro. Lila vem correndo.
LILA
Cadê os outros?
Roger no volante, apavorado.
ROGER
Amiga, Nilo pediu que a gente seguisse. Melhor não contrariar um cara como ele armado. Bora!
Lila dá a volta, abre a porta traseira e salta em seu interior. A porta se fechando, enquanto o pneu rasga o asfalto, levantando poeira. Os malucos tentam impedir a fuga, mas o carro dá uma forte guinada e sai cantando pneu.
CENA 26 EXT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
Murilo se esgueira contra uma parede, aparentemente sozinho. CLOSE em seu rosto, tensão pura, e eis que um sopapo leva Murilo ao chão. O bandido aponta um fuzil.
BANDIDO #3
Que que você tem aí nessa bolsa, rapá?
Murilo se arrasta, só no cara a cara.
BANDIDO #3
Vai responder, não? (engatilha) Já é!
Um TIRO causa um impacto abafado, acertou o bandido #3 pelas costas. Murilo se arrasta para trás para o cara não tombar sobre ele. O bandido #3 finalmente CAI de bruços, revelando Nilo logo atrás.
MURILO
Por que demorou?
NILO
E perder a chance de ver a sua cara de medo?
Murilo bufa, e Nilo leva a mão para ajudá-lo a se levantar.
CENA 27 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA – FIM DE TARDE
Está quase anoitecendo. Nilo e Murilo não encontram o carro, se mostram perdidos.
MURILO
Nilo, eu preciso te falar uma coisa/
NILO
A gente precisa é sair daqui, Murilo.
MURILO
Tá, mas antes me escuta /
CAM pega uns moleques vindo logo atrás, correndo. Lançam TIROS pra cima dos jornalistas.
NILO
CORRE, CORRE, CORRE!
Nilo e Murilo acabam se separando na SAÍDA de Valquíria. Os moleques atrás.
CENA 28 EXT. - RUAS DA CIDADE – NOITE
A hora do rush. Povo entrando no metrô da Carioca; ônibus saindo lotado; gente aguardando para entrar em transporte alternativo.
Até que um TIROTEIO assusta todo mundo. É mulher protegendo criança; homem caindo em cima de barraca do ambulante; vans cantando pneu; pessoas correndo à procura de abrigo.
SIRENES de polícia ecoam pelos quatro cantos da cidade. O tiroteio se estende para as principais ruas. No meio disso tudo, lá vem Thales munido de sua bolsa, percebendo a movimentação. Ele avista um carro preto e olha para a placa. Vai até ele e BATE contra o vidro da janela.
THALES
Amora! Amora! Deixa eu entrar!
O carro simplesmente acelera, fazendo com que Thales se afaste brutalmente.
THALES
Vadia!
Thales tenta correr, mas é alcançado por um moleque.
MOLEQUE
Perdeu, perdeu, otário!
Thales paralisado, totalmente sem ação. Eis que Nilo surge no meio da escuridão e SALTA no moleque, fazendo o garoto CAIR no asfalto. Sua arma voa por ali.
NILO
BORA, BORA, BORA!
Os dois correm pela calçada, mesmo com Thales sem entender bulhufas. Ambos derrubam barracas, latões de lixo, inclusive outras pessoas. Situação caótica. No meio da troca de tiros, um deles ATINGE as costas de Nilo, CESSANDO A SONOPLASTIA.
[Efeito câmera lenta] Seu GEMIDO de dor ECOA em um silêncio profundo. Thales, assustadíssimo, tenta apoiá-lo, mas Nilo bate de contra um painel PROMOVENDO A WEBNOVELA TALISMÃ, na WebTV, e CAI sentado. [FIM do efeito câmera lenta]
Nilo cobre o ferimento, se fazendo de forte. Ao olhar para frente, vê algo, receoso, e segura a pistola com firmeza. Thales fica na dele, diante de Butuca, que aponta as duas pistolas na direção do herói. Tensão aumenta.
BUTUCA
Eu não tinha nada contra ti, rapá. Mas se meter na minha área pra me sujar é pedir pra morrer.
NILO
(lutando contra a própria dor / ousado) Já pedi pra morrer outras vezes, pras pessoas que diziam não ter nada contra mim. (sarcástico)E adivinha onde elas estão?
BUTUCA
Onde tu vai tá, comédia. Agora sim tu vai morrer.
NILO
Você morre primeiro.
O BARULHO das armas engatilhadas, mas numa jogada rápida, Nilo ATIRA contra o peito de Butuca. Thales leva um SUSTO, permanece estacado, só assistindo. E no segundo TIRO, Nilo TOMBA o comparsa de Moni. Algumas pessoas assistem, eufóricas. Thales encarando um Nilo mais afrontoso que nunca, respiração ofegante.
FADE TO BLACK
CONTINUA NO PRÓXIMO E ÚLTIMO EPISÓDIO
FIM DO EPISÓDIO


APRESENTANDO


AARON ASHMORE................................Nilo Rodrigues
ILDI SILVA........................…............Lila Machado
FELIPE ABIB...................................Roger Ribeiro
IGOR RICKLY...................................Vinnie Ludwig
YASMIN GOMLEVSKY.................................Moni Vasco
THIAGO FRAGOSO................................Thales Araújo
CHANDELLY BRAZ…............................Paulinha Avellar
SÉRGIO MENEZES................................Murilo Guedes

ELENCO SECUNDÁRIO
LARISSA BRACHER...............................Amora Molinos
MARIANA LIMA............................…………...Emília Brito
BRUNO FERRARI..................................Rafael Brito
EMÍLIO DE MELLO............................Delegado Moreira

MARCELO GONÇALVES...................................Toninho
RICARDO VIANNA.......................................Branco
JONATHAN AZEVEDO.....................................Butuca
ED OLIVEIRA............................................Raul
BLOTA FILHO.........................................William


ATORES CONVIDADOS NESTE EPISÓDIO

BRUNO GARCIA...........................................Jack
JORGE DE SÁ..........................................Marcos
JAYME MATARAZZO....................................Cipriano


TRILHA SONORA

JORGINHO, ME ESPRESTA A 12..........................MC Carol
FIRE ESCAPE...................................Civil Twilight
NOT GONNA DIE........................................Skillet
NOBODY MOVE..................................Hanni El Khatib

Essa obra não possui nenhum vínculo/contrato com os atores citados acima.

0 comentários: